Eu tenho uma teoria: a do branco

Eu tenho uma teoria: a do branco

Faz dias que tento escrever alguma coisa, mas é tudo em vão. Abro o caderno ou o Word e nada sai; tirei o mp3 dos ouvidos para poder ouvir ou perceber nas pessoas algo interessante com a qual eu possa dividir com você; passo um bom tempo deixando o vento me descabelar enquanto penso e penso... Nada.

De repente mil idéias surgem, chego em casa animada, estalo os dedos, me ponho a digitar e, quando percebo, as letras “m”, “n” e “o” não estão em seus devidos lugares. Algumas palavras estão unidas, se recusando a se separar mesmo que eu espaque a barra de espaço. Ótimo — o teclado foi para o beleléu.

Mais uma vez me vejo desesperada, mas não vencida. Fiz vários esboços mentais de textos que alguma hora me poria a passar para o Blog — textos estes que iam de reflexões sobre comerciais da TV Globo que me deixam “deprimida” até o vexame que o ‘ex-capa-da-Caras-e-atual-capa-da-Quem-e-afins’ está passando e que já passou do ridículo. Foi aí que bolei minha teoria:

Dia desses, nos pensamentos que antecedem o 'cair no sono', percebi, finalmente, que não ter o que escrever é, na realidade, ter inúmeras coisas a se dizer e não saber se decidir sobre qual será o texto da vez.

Exemplificando de outra forma: recorte aquela roda das cores (das aulas de Física) com a qual Newton provou que a cor branca se forma a partir da presença de todas as cores e, agora, cole da seguinte maneira:

(Clique na figura para melhor vizualização) Ao girar esta roda, todos os assuntos se embaralham e não se tem nada para falar sobre. Se cada assunto fosse uma cor, daria branco.

Logo, a expressão ‘deu branco’ não é exatamente um vazio mental momentâneo e, sim, várias informações juntas tentando ganhar espaço ao mesmo tempo, gerando um engarrafamento intelectual.

Capisci? Comentários a fim de aperfeiçoar a idéia (ou apenas para opinar) serão muito bem vindos. Obrigada.


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

15 Response to "Eu tenho uma teoria: a do branco"

  1. Anônimo Says:
    maio 25, 2008

    GENIAL!

    Nem vou falar mais nada.
    Essa teoria é genial!
    Vou escrevê-la em minha agenda.
    E quando me der branco em alguma prova!
    Becca, você revolucionou o mundo!

    Beijo

  2. Anônimo Says:
    maio 25, 2008

    também gostei muito..ótima tecnica ...

  3. Unknown says:
    maio 25, 2008

    Essa sua teoria é bem interessante!
    Quando me dá um branco e fico sem saber o que escrever, eu me sinto super vazia. E então começo a pensar em várias coisas, mas nem sempre consigo por no papel. Acho que essa sua teoria faz sentido! kkk
    Muito bom!

    http://maynabuco.blogspot.com

  4. Anônimo Says:
    maio 26, 2008

    Olá td bem ?
    mto criativo ..rs
    www.s2girl.blogspot.com
    Bjs !

  5. Anônimo Says:
    maio 26, 2008

    É exatamente isso que sinto!!!

    Genial a sua teoria..

    Parabéns..

    abçs

  6. Melpômene says:
    maio 26, 2008

    Fantantástica!!!! Fiquei pasma, pq é uma grande verdade!!!Ás vezes eu passo pela mesma situação, fico hrs esperando a inspiração mas nao vem nada... Depois que eu percebo que eu tenho varios assuntos que eu só nao consigo desenvolver!

    Congrats!

  7. Eduardo says:
    maio 26, 2008

    né.

    sem mais coments becca,
    vc falou TUDO!

    e olha que eu pensava que aquele circulo coloridinho ñ ia me servir em nada enquanto vivo, morto muito menos!
    agora becca me mostrou sua serventia.

    go girl!

    bjao

  8. arash gitzcam says:
    maio 26, 2008

    Realmente o branco tem mais a ver com várias idéias surgindo juntas ou emboladas. ou algo assim.

  9. gabi says:
    maio 26, 2008

    Adorei muito bem pensado viu!
    parabens; se possivel passa lá?
    http://gabiii3.blogspot.com/

  10. Rosane Barboza de Toledo says:
    maio 26, 2008

    Ótima teoria, adorei !!! vou plagiá-la pra explicar os meus brancos mentais, até estava triste outro dia pensando que dificilmente consigo escrever algo, que às vezes me falta assunto, mas na verdade mesmo, percebi que não me falta assunto, eles são MUITOS !!! e não consigo separá-los e me decidir....rs

  11. Celso R. Costa (Digo) says:
    maio 26, 2008

    Teoria muito bem elaborada. ~Munca tinha relacionado a expressão deu branco a teoria de newton. Apesar desta teoria já ter sido quebrada, pois hoje em dia o branco é considerado ausência de cor, sendo o preto a união de todas as cores(vide teoria das cores). Abraço e parabéns pelo ótimo blog.

  12. Maria Cândida says:
    maio 27, 2008

    Hahaha!
    Adorei!
    Tem que patentear a teoria! (Teoria a gente tb registra patente?? fiquei confusa agora...rs...)Enfim, ótimo texto!
    Vou sempre lembrar disso quando fizer prova! rs

    Beijão! Parabéns!

  13. Anônimo Says:
    maio 29, 2008

    Guria sem noção. aconteceu exatamente isso comigo essa semana. Mil assuntos. Eu sabia que eles estavam lá, ams quem diz que consigo escrever sobre um?
    não rola.
    Da o tal branco.
    Enfim...
    ótimo post ;)

  14. Anônimo Says:
    junho 03, 2008

    Li seu conto no Releituras. Parece que as datilográficas estão em alta hã? Recentemente consegui consertar a minha e voltei a usá-la. Coloquei um post em homenagem a ela em meu blog, tem uma foto dela, linda! Confere lá e diz se não é uma belezura minha datilográfica (clica na foto dela que tem um poema em homenagem, escrito)

  15. Anônimo Says:
    junho 15, 2008

    hahaha
    muito bom, concordo contigo :)