Coisa que não é legal

Ser deixado esperando não é legal, pois se você está esperando é porque alguém marcou algo contigo e, aparentemente, não levou a sério. Digo “aparentemente” porque, lá no fundo, você espera que a pessoa em questão apareça com a melhor das desculpas, algo do tipo “Foi mal, cara, no caminho eu vi um orfanato pegando fogo e resolvi ficar para ajudar as criancinhas.” Daí o sujeito faz uma cara angelical e completa com “Você não ficou chateada, ficou?”. Sim, porque desculpas do tipo “Peguei um engarrafamento do cão na Presidente Vargas!” não rola mais. E o engraçado é que, geralmente, você sabe por que a pessoa se atrasou, mas engole qualquer desculpa do mesmo jeito! Você sabe que ele/ela dormiu mais do que deveria, não se organizou, marcou mais coisas do que deveria ou que se esqueceu. Mas até a desculpa ser dada pela persona que te deixou esperando, parece que tudo acontece.

Eu, por exemplo, já cheguei à conclusão de que cheiro a Gadernal e, por isso, todos usuários do mesmo parecem se atrair à minha pessoa. De toda uma pequena população de rodoviária, são eles que sentam ao meu lado, naquele banquinho de plástico que lembra consultórios médicos populares (ou mal decorados), são eles que vão me pedir informação, são eles que olham para mim, são eles que resolvem me contar a vida inteira, enfim...!

Mas o fato são as pessoas que não se tocam. Quando espero alguém, geralmente espero com um livro ou com o mp3 (dependendo de onde estiver) e tais pessoas parecem ignorar isso. Exemplo: você está lá, lendo seu livro na maior concentração, sem quase piscar e a pessoa ao lado não pára de falar. Você revira os olhos, respira, conta até dez, mas nada resolve. Pior é o mp3, pois o fruto da natureza parece ser cego aos fones no seu ouvido, ou surdo em relação ao ruído da música e começa a dissertar sobre a mãe doente, sobre a falta de emprego, sobre como as pessoas são ruins nos dias de hoje, sobre a manchete do jornal... E tudo que passa na sua cabeça é a maneira como você irá matar a pessoa que te deixou nessa situação.

Sobre o exemplo do livro: algumas pessoas, não satisfeitas de acabar com sua leitura, chegam ao cúmulo de te fazer perguntas sobre o livro: “Que livro que você está lendo?” (você mostra a capa, afinal quer dar o mínimo de papo possível), “É grosso, hein. Você consegue ler isso tudo?” (não, eu carrego por aí de sacangem, sabe?, é a resposta que dá vontade de falar), “É bom?” (é a pergunta favorita!), “Fala sobre o quê?” (essa me mata, não pela pergunta, mas porque eu detesto sinopses e, sendo totalmente off-topic, isso é papo para outro post). Sabe o que essas perguntas significam? Que a pessoa está disposta a testar sua paciência.

Quando finalmente há desistência de se ler ou ouvir música da sua parte, apenas lhe resta cruzar os braços, observar e esperar mais um pouco. Em um canto você nota uma mulher gritando ao celular, desesperada por causa da filha, uma cópia perfeita da Helena de “Laços de Família”, e ela também espera, depois de tanto berrar; todas as crianças da cidade resolvem aparecer pedindo a um ou outro para comprar o doce que carregam, cheios de charme. Curioso é que elas não pedem para a garota com espinhas e blusa do colégio estadual; por esta passam direto, e eu agradeço por isso. E então você adquire um vício momentâneo para passar o tempo; o meu é, geralmente, uma bala de hortelã, que compro na banca de jornal mais próxima.

E mais espera.

Coisas as quais você nunca prestou atenção antes, de repente pulam, exibidas, aos seus olhos; você sorri e pensa: “tenho que escrever sobre isso”. As ruas, os detalhes do chão, de um monumento, de um ponto turístico... Todos, a essa altura, já estão marcadas na sua mente e talvez, um dia, você conte isso à alguém.

As pessoas que você observou, que estão na sua mesma situação, vão indo e outras vão chegando... E lá tu permaneces. O moço da banca de jornal tira onda da sua cara: “Ainda aí? Não é melhor fumar um cigarro, não?”. É aí que você sabe que o mundo acabou. Mil pensamentos de “se não chegar em 10 minutos, eu vou embora” são debatidos pelos outros mil que dizem “se já estou aqui há tanto tempo, vou ficar até o fim”.

E você fica até o fim.

Rebecca Albino
13/out/07


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

19 Response to "Coisa que não é legal"

  1. César Schuler says:
    outubro 13, 2007

    zero meia?
    não entendi o_o


    de qualquer forma, obrigado pelo comentário...

    não li o teu texto, tá muito grande :S

    outra hora eu venho aqui e leio com calma^^

    boa noite
    \o/

  2. Skooth says:
    outubro 13, 2007

    aiushuaishuai
    texto grande
    ;p
    flw

  3. Hailton Andrade says:
    outubro 13, 2007

    Essa é a magia. De tudo pode-se falar, escrever. Fico maravilhado com tanta singeleza e sinceridade.
    Seu relato é fantástico.

    Beijos!

  4. Eduardo says:
    outubro 14, 2007

    eh
    sempre tem akeles neh
    [abomino papo de onibus ¬¬']
    que qrem puxar papo, mas nao sabem como
    e começam a vomitar coisas neh
    [pior akeles q vomitam de vdd :s]

    mas qnto a questao do livro
    temos uma professora q eh assim neh
    [vc se recorda]
    a tia pede pragent le o bugúi e qndo agent começa a ler ela começa a falar junto... eh ó-temo!

    e ao mp3,
    pior qndo perguntam qual eh a musica
    e passam a mão num dos fones o botam no ouvido pra ouvir junto...

    odeio q me deixem esperando ¬¬'

    mto booom³ o post
    [num sei pq, mas achei q o pst fosse ser sobre kxaça =O, ;D]
    gostei, gostei... parabens! LOL
    mto bom msm
    bjaao

  5. Unknown says:
    outubro 14, 2007

    hahahaha
    adorei a parte das crianças vendendo doces, cheios de charme... mas quando vêem uma face com espinhas em um moletom de escola pública passam reto hahahahahahahaha
    é tão... real!
    (sim, eu já passei por isso!...¬¬)
    ai ai Becca!
    muito, muito, mil vezes muito obrigada pelo post em meu blog!
    e... prossiga esperando!
    hahahaha (também detesto esperar!)

    beijo
    =D

  6. Maria Clara says:
    outubro 14, 2007

    eu odeio esperar!
    e a coisa q eu mais odeio no mundo!!!
    esperar...
    perfeito o texto! =D
    descreve mto bem a espera, maldita.
    bjoo
    naum deixe de me avisar qndo postar tah?! ;)

  7. César Schuler says:
    outubro 14, 2007

    oi :D

    Como prometido eu voltei aqui e li o teu texto!

    Caramba!
    Adorei o jeito que você escreve!
    Sério mesmo, o texto é mó grande mas é gostoso de ler, parabéns!

    Voltarei sempre aqui.

    Sei como é esperar, já passei por isso também :/
    Mas é tão boa essa sensação de quando a gente tá presenciando ou passando por alguma coisa aí pensa: "Eu tenho que escrever sobre isso!" hehe, eu pelo menos adoro, e você também deve gostar, afinal, escreve super bem!

    Posso te linkar no meu blog?

    bjão menina!

  8. César Schuler says:
    outubro 14, 2007

    Linkada
    (:

  9. Anônimo Says:
    outubro 14, 2007

    Grande, grande, longa, longa espera!

    Ufa!

    E o dito cujo resolveu dar o ar da graça?

    Esperar é uma porcaria mesmo!
    Meu maior defeito: deixo tudo pra última hora e sempre deixo meu amigo me esperando pelo menos uns 15 minutos! realmente é chato... Deixar esperando também é chato...

    Mas a gente supera!

    Depois de muitos frios na barriga e vontade de ir embora (não sem antes dá um jeito de matar aquela pessoa que te abandonou alí), a gente encontra alguem pontual por aí...



    Té...;)

  10. Thata says:
    outubro 14, 2007

    Pode crer, esperar é ruim demais. Ainda mais quando tem pessoas puxando papo. No ponto de ônibus eu sou vítima dessas pessoas inconvenientes.
    O pior é quando não se tem um livro ou o aparelho de MP3 do lado pra fingir não escutar o que a pessoa diz.
    Aí só resta balançar a cabeça e concordar, resignado com seu destino.
    *suspiro*

    É difícil ser sociável com pessoas inconvenientes.

    Bejoo.

  11. Lucas Conrado says:
    outubro 14, 2007

    Adorei o texto! Realmente, esperar e ainda passar por tudo isso é muito estressante!
    parabéns pelo blog!

  12. Danilo Moreira says:
    outubro 14, 2007

    Tb ODEIO esperar.

    Tem gente q nao se toca mesmo, fica puxando assunto mesmo percebendo q vc nao tá a fim de conversar. Fora aquele povo mal educado que conversa quase gritando, com quem vc tema obrigação de ouvir a vida deles.

    Só faltou mesmo um aparecer um bebum do seu lado não eh...rs Já aconteceu comigo... ninguém merece!!!!

    Abraços!!!

    http://emlinhas.blogspot.com/

  13. Ingrid B. Montenegro says:
    outubro 14, 2007

    impressionante como a leitura me prendeu,viu?

    bem cotidiano o teu texto.
    a situação do livro,do mp3...
    adorei,parabéns! :)

  14. Anônimo Says:
    outubro 16, 2007

    Ahhh, odeio esperar!
    quer me matar de raiva é alguém conversar comigo em fila de banco... pq geralmente eu tô de saco cheio de estar alí e nenhuma pessoa tem papo bom... rs

    bjuss

  15. César Schuler says:
    outubro 17, 2007

    Atualiza aqui

    :D

  16. Unknown says:
    outubro 18, 2007

    depOis de uma longa espera pelo me cOmentário. aQui estou.! \o/

    e depOis de longOs conflitos com seu blog, consegui finalmente, cOmentar. \o/
    uahuahhua

    Nerddd.!
    já te fiz espera alguma vez.?
    axO q naO né. rsS

    aaaah! já te pedi sinopSe dos livrOS.. auhauauha
    yeah. \o/

    well, já vÔ indO.
    bjO' se cuidaaa.

  17. Melpômene says:
    outubro 30, 2007

    Me identifiquei muito com o relato! Eu tambem tenho pavor de esperar!!!!! Parece que todos ficam te observando, o tempo não passa, é horrível!!! A sensação de espera foi perfeitamente descrita!!! Adorei!!

    Continue escrevendo!!!

    Bjz!

  18. Anônimo Says:
    dezembro 23, 2007

    Ah também sempre dou azar com isso, tem sempre alguém me pedindo informação na rua, e geralmente me perguntam um troço que eu não sei.. =x

    Mas pior que isso.. são essas velhinhas que resolvem sentar ao seu lado no ônibus, mesmo com lugar vazio lá na frente.. Ô.ô
    AÍ COMEÇA..... prolema de coluna, auxílio doença, INSS, dor na perna, no braço, INSS, velório da irmã, casamento da sobrinha, INSS... não param um instante.
    Você fica se segurando pra não mandá-las tomar naquele lugar.

  19. Anônimo Says:
    dezembro 23, 2007

    uhauhauheuha
    Essa do livro é boa, sempre fazem essas perguntas.. “Fala sobre o quê?”, “É grosso, hein. Você consegue ler isso tudo?” .. essas duas são as que mais irritam, o resto dá pra suportar.

    Valeu becca!
    Bjos