Protesto!

Protesto!

Há não muito tempo vem se falando sobre a reforma gramatical que, no Brasil, está prevista para entrar em vigor no próximo ano. Alguns motivos para tal reforma é o de padronizar o idioma nos países onde é falado. Mas há um outro que me assustou: o objetivo seria, na realidade, simplificar o idioma para que seja mais fácil para os menos instruídos se expressarem na forma escrita.

Ora! Simplificar a Língua para uma inclusão me parece tão... absurda, tão absurda quanto as cotas para as universidades públicas! Alguns grupos, se lerem esse texto, vão achar que sou a favor da elitização (sempre vista de modo pejorativo), mas não é isso, não! O que não percebemos é que a educação está indo buraco a baixo e que ensino bom é ensino pago, e olhe lá! Ensino de excelência é igual a colégios, cursos e universidades extremamente particulares que apenas uma fatia mínima da população pode pagar.

Vamos por partes:

Quando lançaram o esquema de cotas para universidades públicas, diziam que era para diminuir o preconceito — alguém me diga onde reservar vagas para negros não é preconceito, por favor?

Aliás, essa desculpa é falida: o computador, que conta os acertos, é uma máquina e por isso não guarda rancor (sentimento puramente humano) contra a cor do candidato.

Outro motivo era para dar oportunidades para os estudantes de escolas públicas a ingressarem na faculdade. Esse foi o mais aceito. Erroneamente aceito.

Foi o jeito que deram de compensar a falta de qualidade do ensino público no Brasil, nada mais do que isso. Com a aceitação da maioria, relaxaram quanto ao verdadeiro problema.

Mais recentemente, as cotas se estenderam a filhos de policiais e bombeiros mortos em combate.

Há não muito tempo os professores de escolas municipais entraram em conflito com o município quando impuseram a Aprovação Automática, que consistia em tirar a nota “I” de insuficiente, que reprova o aluno, do sistema, assim como a nota “O” de ótimo.

Então é assim: o aluno ótimo é tão mediano quanto o aluno insuficiente. Imagine: se com a pressão de passar de ano, o nível dos alunos está do jeito que está, imagine sem pressão. Passou, passou. Não passou, passou de qualquer forma.

Foi nesta última segunda-feira (03/09) que o colégio estadual que estudo saiu da greve de duas semanas.

O que queriam era apenas melhoria, coisa que todos querem. E o que receberam foi uma proposta vergonhosa dividida em vários meses.

Conclusão:

Mais uma vez, a educação cai e agora drasticamente. Mudar a Língua para que seja mais fácil?! Que isso, minha gente?! Espero que não seja verdade, espero que sejam opiniões isoladas que eu tive o desprazer de ler.

A Língua, seja ela difícil ou não, é tão bonita e única. Todo mundo diz que o Francês é lindo, será que ele continuaria sendo lindo se tirassem todos os acentos? Será que tirando os acentos, as pessoas escreverão melhor? Se for assim, será que não vale mais a pena acabar com tudo e adotar a linguagem de MSN? Escrever exatamente do jeito que se fala, assim não tem erro. Minto, com certeza haverá erro! E sabe porquê? Haverá erro porque não é a Língua que é difícil, haverá erro porque o jeito como se ensina é errado; haverá erro porque não há incentivo...

Mas o que me impressiona mesmo são os vários problemas que precisam ser reformados, ratificados e simplificados neste país e que não são. É um absurdo e apenas isso. Ao invés de se resolver, se dá um jeito.



Rebecca Albino
08/set/2007

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

8 Response to "Protesto!"

  1. Danilo Moreira says:
    setembro 08, 2007

    E mais uma vez, o governo empurrando os problemas com a barriga. Lamentável...

    Qdo estudava, lembro de uma professora de portugues que me disse o seguinte:
    "a tendencia de toda lingua é ficar ao modo como a maioria do povo fala. Assim foi com o latim e também com o portuges, ao longo dos séculos"
    Isso me assustou, pq, imagine uma aula no futuro com uma professora ensinando "o certo é falar nóis qué, nóis vai, nóis é, nóis semo"

    Gostei do seu blog.

    Abraço!!!

    -----------------------------------
    http://emlinhas.blogspot.com/

    EM LINHAS...
    Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.

    Novo texto: Vinte e Dois
    -----------------------------------

  2. Eduardo says:
    setembro 08, 2007

    'o' de ótEmo
    uhauhahuauh...
    booom, mto bom o texto becca!

    estavamos a cmana td falando dessas paradas na aula de glorinha...

    qnto a parada das cotas
    concordo plenamente...
    cota é o proprio preconceito, só que lavadinho e arrumadinho pra q a maioria ñ veja a real.

    e essa da mudança no 'portugues'...
    baaah, o governo pdia c ocupa de coisas mais urgentes como a fome, desemprego e a violência neh... "/

    bjao

  3. Luidi says:
    setembro 09, 2007

    Conseguiu expressar exatamente a minha opinião. Melhor do que eu mesmo, inclusive.

  4. Hailton Andrade says:
    setembro 09, 2007

    Um absurdo. O país do jeitinho. Já não consigo me consternar como antes, é algo banal. O texto está perfeito, o final, sublime. Não se resolve, dá-se um jeito.

    Saudações querida!

  5. Renan Ramiro says:
    setembro 09, 2007

    A educação já virou um mercado há muito tempo, no Brasil...
    As escolas criam os "consumidores"/compradores do governo
    Sem instrução o povo não sabe o que acontece então, ótimo. Algum pessoal instruído vai atrás.

    A cota para os negros tem seu lado positivo (que não é pequeno, ao meu ver). É um jeito de acabar com o problema do preconceito... eu sou a favor por uns tempos. O governo tá resolvendo uma parte do problema, não o problema todo. Precisava ir atrás de resolver por inteiro, que eu espero que aconteça no futuro. ("Espero" significa aqui "Vou lutar para")

    Acho que deveria haver um reestruturação geral na educação. E isso não vai acontecer no atual governo, simplesmente porque brasileiro não protesta. Mas acho que as pessoas que já abriram os olhos, deviam procurar por propostas educacionais desde já para votar na próxima ocasião. Votação no Brasil é mercado também. Quem faz o melhor marketing que ganha, não quem tem o melhor plano de governo. Ninguém vai atrás... Ninguém sabe o que vai ter que cobrar futuramente do governo. Brasil é assim.

    Quanto à língua acho bonita também. E não me acostumaria fácil com a modernização proposta por eles. Mas sou a favor de uma simplificação gramatical e regularização. Ler sem acentos seria um desprazer.

    Enfim.. o texto não demonstra meu ponto de vista por completo, mas tem meu apoio e me é do agrado, por ser um protesto.

  6. Maria Clara says:
    setembro 10, 2007

    o típico jeitinho brasileiro...
    ai ai...
    ¬¬

    ótimo texto!
    como sempre... rs

  7. Sara says:
    setembro 12, 2007

    Muito bacana mesmo o que vc aborda em seu blog.. concordo em tudo que vc disse..
    Abraço..

  8. Anônimo Says:
    outubro 15, 2007

    Oi, Rebecca, quanto tempo!
    Acabei achando seu blog no seu perfil do orkut... gostei bastante das postagens!
    Bem, pelo que tenho lido e ouvido na faculdade, a reforma vai acontecer sim, mas não tem data prevista. Apenas alguns países assinaram tal acordo; é difícil dizer se será bom ou ruim, há prós e contras.
    Agora, basta esperar as próximas notícias...

    Beijos!