Live and let die

Live and let die


Os olhos pesados me denunciavam, assim como os passos apressados e os dribles pela rua afora. A paisagem não poderia ser diferente, embora se tenha diferenças todos os dias.

Dobro a esquina, quase cantando pneus. Bem, cantaria se tivesse um pneu, ao menos.

Três mãos me oferecem papéis. Empréstimo. Consócio. Penhor. Assim que os pego, os amasso a destino do lixo ou do bolso.

Na loja mais adiante, um enorme pelúcia amarelo e de pés laranja, canta e dança. Às sete da manhã.

Tenho que estudar — foi minha nota mental.

Ando em frente, olhando para o lado, esperando o momento para atravessar, não posso perder tempo.

Algo cinza quase se camufla no asfalto. Tentava andar e cambaleava com o passar de ônibus e carros. Estreitei os olhos. Diminui o passo. Um pombo, reconheci. Devia estar com a asa quebrada. Certamente estava ou era um pombo suicida. Animais se matam? — balanço a cabeça, volto a olhar: um, dois, três carros passaram perto dele. Olho para frente e para trás, de um lado para o outro.

NINGUÉM VAI FAZER NADA?! Um homem, com uma carroça cheia de papelão está perto. Em pensamento agito os braços, sinto minha face esquentar, grito: EI, TIRA ELE DAÍ! ELE VAI MORRER!

Volto ao real, seguro as alças da mochila com força. PRA QUÊ TANTO DESESPERO, AFINAL? Algo me bate: Porque não você? E a mesma voz, retruca: O quê? Atrasada, esqueceu?

Me vejo parada, olho para os lados, sem saber o que fazer. A cada fio tirado por um carro, um aperto no coração.

Tanta gente passando, e ninguém faz nada!
Sou um deles — conclui.
Ande — voltou a mandar a voz.
Não posso — foi a resposta. As mãos ainda firmes na mochila.
Respiro fundo. Continuo o meu caminho, me forçando a não olhar para trás.

Deixar de ser covarde — foi minha nota mental.


Rebecca Albino
03/MAI/2007

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS

14 Response to "Live and let die"

  1. Igor says:
    maio 03, 2007

    Muito legal teu blog,o post está excelente,as veses fico com medo de viver preso à rotina,mais estou com Deus e tudo se resolve,parabéns pelo blog.

    Fique com Deus.
    Até

  2. Unknown says:
    maio 03, 2007

    Beccaaaaa
    que texto show!!!!!!!!
    adorei!
    e até me vi nele...
    várias vezes passo por algo similar!
    continue escrevendo
    =D
    beijo

  3. Eduardo says:
    maio 04, 2007

    =O
    e o poompo?!
    morreu?!

    live and let die vol. 2 pufavooo...
    auhehuau...

    mto bom o texto becca
    foda dmais!

    isso rolo d vdd msm?!
    eh bem tua cara
    xDD
    lembro qndo tuh pediu dsculpa pro cachorro da rua! UHAuhaHUAuAHUA
    =x!

    bjo
    foda o texto [d novo]

  4. Unknown says:
    maio 04, 2007

    é engraçado como a rotina nos absorve completamente. As vezes dexamos de auxiliar alguém que nos pede um ainformação ou uma juda mais séria pelo simples fato de termos medo ou de nem sequer vermos a pessoa. Os tempos modernos nos fazem assim. é lamentável.

  5. Melpômene says:
    maio 05, 2007

    Cada dia vc se supera hein!!!Muuuuito bom!!!
    Já disse que vc devia se colunista!!!

    Obs: Engraçado, esse seu texto muito me lembrou o livro 'O apanhador no campo de centeio', que eu adoro!!!!

    Bjuz!!!!

  6. mentes inquietas social clube says:
    maio 07, 2007

    adorei o blog... critico! ... vai lá no meu!
    http://mentesinquietassocialclube.blogspot.com/

  7. Unknown says:
    maio 07, 2007

    Nerddd!!!

    caracaaaaa... =O
    q reflexãO!!

    nuussaaaA!!.. rss

    fiquei ate com medo agoraaa..=/
    rss

    bjooO!
    =D

  8. Ana Pérola Veloso says:
    maio 08, 2007
    Este comentário foi removido pelo autor.
  9. Ana Pérola Veloso says:
    maio 08, 2007

    Adorei o blog, tem conteúdo! Sobre o texto: as pessoas julgam muitos as outros justamente por aquilo que elas NÃO cometem! Observa depois! Falamos; pensamos: "Pow, por que fulano não faz isso?" - E nós não fazemos absolutamente nada também! Queremos que a sociedade faça, e agente fica ali, assistindo de camarote! Tenebroso, não?? Pelo menos as ações cometidas por Beutranos devem ser aplausivas, enquanto ficamos PARADOS!

  10. Ana Pérola Veloso says:
    maio 08, 2007

    E a rotina... por mais que vc tenta fugir dela, é nela que vc acaba!

    Reviver
    mOnotonia
    Tédio
    Insatisfação
    Nerdar
    Absorver

  11. rafael says:
    maio 27, 2007

    muito, muito bom!

  12. Anônimo Says:
    junho 01, 2007

    Esperando novos posts...
    Os que estão no blog estão ótimos!
    ;)
    Beijos!

  13. Anônimo Says:
    junho 03, 2007

    Caramba O.O quanta habilidade pra escrever, você se expressa muito bem, parabéns pelo texto, ficou demais!
    *bjos*
    Fuiiii

  14. Anônimo Says:
    novembro 21, 2009

    o que eu estava procurando, obrigado